segunda-feira, agosto 20, 2007

Conselho de pai: "Pisa no pescoço"

Os pais geralmente assumem uma postura meio largada na criação dos filhos, mas às vezes dão conselhos interessantes. O meu, por exemplo, é um defensor ferrenho da solteirice das filhas. Seu Ivan não quer casar as herdeiras. Apóia a independência feminina, o aperfeiçoamento profissional, a cerveja nossa de cada buteco, as viagens com os amigos e o combate ao homem-parasita (aquele que suga a gente até o último fio de cabelo e nos transforma em bagaços). Segundo ele, não se deve “dar mole”, aceitar tentativas de dominação, fazer as vontades, incorporar atitudes de Amélia. O negócio é maltratar, desconhecer o altruísmo propositalmente, tratar os homens como cães, já que eles merecem. E mais. Em momento inspirado (talvez no primeiro czar da Rússia, “Ivan, o Terrível”), aconselha: “Quando ele estiver agonizando, pisa no pescoço!”. Cruel o papai. Por um lado, eu concordo, afinal a raça merece tratamento perverso em nome do sofrimento histórico que nos causou. Por outro, não consigo, pois tenho pena de homem (eles se mostram seres tão frágeis a cada dia, que coisa incrível...), o que é um grande defeito. Na dúvida, evito a pisada, mas penso sobre o assunto e repasso o conselho para as amigas que precisam ouvir algo do tipo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oq posso dizer! Vc escreve muito bem! É clara e objetiva. Eu não conseguiria organizar minhas idéias tão bem. Mas o seguinte... Se eu fosse pai tb acharia um motivo pra dizer para as minhas filhas não gostarem de homem. Esse é o cumulo do pai ciumento. Usando um um tema atual como a independencia das mulheres para perturbar a cabeça das filhas. Amar é lindo. Ninguem manda em ninguem! Se entregar que é bonito. O medo é bom mas muito medo não faz bem. Alias, tudo que é demais tem que desconfiar. Se o meu pai falasse tao mal de homem eu desconfiaria (se eu fosse mulher, claro). COncordo que o homem é mais fragil que a mulher. Afinal, quem da a luz? E qual o problema de ser mais frágil. Essa guerra dos sexos... não leva a nada. O importante é se amar sem se possuir. Ninguem é de ninguem. Se preocupar com isso é infantilidade. Acorda, teu pai não é o dono da verdade. Ele tb erra. Acredito muito que tenha errado na criaçào das filhas. Deve ser muito dificil encontrar um homem e viver bem com ele pensando oq vc pensa. Não existe relacionamento e sim uma guerra constante. Pense nas trocas. Isso que é bonito. E pior! Vc ta passando essa filosofia para as amigas. Vc parece ser uma pessoa bem crítica. Pare pra pensar. Critique a tua educação. vc ta precisando disso. Nào quero parecer o dono da verdade aqui. Posso estar errado. Quem sabe não estamos os dois certos num meio termo. Enfim, quero dizer que vc ta muito radical com relaçào aos homens. Repense e tenha uma vida mais alegre. Solta. Aproveite. Vc não quer chegar aos 50 e se dar conta que errou. Pense melhor agora. Não entre na onda, na moda... Tenha suas próprias idéias. Um beijo. Se cuida.

disse...

1) Dizer para as filhas não gostarem de homem? Acho que você não leu com atenção.
2) Lógico que a motivação partena para tal pregação é o ciúme.
3) "Amar é lindo. Ninguém manda em ninguém!" Sobre a segunda frase, só se for em um planeto que eu desconheço.
4) "Acorda, teu pai não é o dono da verdade." E quem achou que ele seria?
5) "Ele tb erra. Acredito muito que tenha errado na criaçào das filhas." É mesmo? Nossa, como você é entendido.
6) "Deve ser muito dificil encontrar um homem e viver bem com ele pensando oq vc pensa." Meu bem, isso é um blog, e não um diário. Aconselho dar maior atenção à forma, e não ao conteúdo. Meu objetivo aqui é escrever, e não contar a vida. Trata-se de um exercício de texto, apenas.
7) As tuas últimas linhas reforçam o ditado popular "Se conselho fosse bom..."
8) Quem é você?

Anônimo disse...

Se estás preocupada só com a forma, quer dizer que o conteúdo não importa? Que espécie de pessoa vc é? Olha quanta mágoa, quanto ressentimento, isso não é conteúdo? Então a partir de hoje pode-se escrever qualquer bobagem e justificar que o conteúdo não importa? Fazer apologia a crueldade? E dizer que o conteúdo não importa? Lembre-se ninguém pede para nascer homem ou mulher, se queres reproduzir alguma vingança que sente contra os homens resolva isso em um analista... Pois não esqueça que o sofrimenta que causa em outrém volta para ti mesmo. Reproduzir a guerra dos sexos somenta alimenta uma patologia que por muitos séculos criou essa sociedade que vivemos, pare e pense, vc é responsável sim por aquilo que escreve... O exercício do ato de escrever é sim antes, mais nada, dizer algo... e se não consideras o que escreves com conteúdo então fique em silêncio... Muitas vezes o silêncio fala muito mais que meia dúzia de palavras infantis e egocêntricas...

Unknown disse...

toda vez que ando chorosa e irritadiça, papai repete: manda ele a merda. tem razão, o seu Eduardo.

Anônimo disse...

pais são o máximo

sabem de tudo